MAGISTRADOS RECEBEM FORMAÇÃO SOBRE BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS

Autorizada
Publicado em: 31 de August, 2023
Atualizado em: 24 de January, 2024
MAGISTRADOS RECEBEM FORMAÇÃO SOBRE BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS

 Encerrou, hoje 31 de Agosto, a formação dirigida a Magistrados do Ministério Público, que decorreu de 28 a 30 de Agosto do corrente ano, numa realização conjunta entre a Procuradoria-Geral da República e o Departamento do Tesouro dos EUA. 


O acto de encerramento foi antecedido de uma conferência subordinada ao tema  Análise Financeira com Base em Extratos Bancários. 


Durante a explanação, o conferencista enumerou duas modalidades de  análise financeira com base nos extratos bancários que podem ser feitas mediante a análise da variação entre os valores monetários e as tendências no volume das transações e numa análise do tempo que os valores permanecem nas contas bancárias, explicitando os métodos e procedimentos de análise e investigação dos referidos actos e a gestão de dados a ser apresentado em tribunal, concretamente o  armazenamento da prova, conservando a suas características e autenticidade. 


Os formandos foram munidos com novos conhecimentos da ferramenta ou plataforma tecnológica que facilita o rastreio de valores ou dinheiro adquiridos de forma ilícita ou provenientes de esquemas de corrupção, em qualquer parte do mundo. Porém,  conhecida por Câmara de Compensação, é uma central ou mecanismo de processamento central por meio do qual as instituições financeiras comprometem-se a trocar instruções de pagamentos ou outras obrigações financeiras. 


Em gesto de encerramento da formação, o Procurador-Geral Adjunto da República  e coordenador do acto formativo, Pedro Mendes de Carvalho, agradeceu os prelectores pela disponibilidade e clareza na transmissão de conhecimentos e que possam regressar em Novembro para o próximo ciclo formativo.