PGR MANIFESTA-SE PREOCUPADO COM O CONTRABANDO DE COMBUSTÍVEIS NO ZAIRE

Autorizada
Publicado em: 23 de January, 2024
Atualizado em: 23 de January, 2024
PGR MANIFESTA-SE PREOCUPADO COM O CONTRABANDO DE COMBUSTÍVEIS NO ZAIRE

O Procurador-Geral da República, Hélder Fernando Pitta Gróz manifestou-se preocupado com o crescente nível de tráfico de combustíveis registado na Província do Zaire.

A constatação foi feita durante a visita do Magistrado Público naquela região norte do país.

A deslocação do PGR a capital do Mbaza Congo, serviu igualmente para discutir com as autoridades locais, os mecanismos para estancar o avançou vertiginoso do fenómeno, a segurança ao longo da fronteira com a RDC, dentre outros aspectos importantes.

A sua chegada, em M’banza Congo, o Procurador-Geral foi recebido pelo Governador Provincial, Adriano Mendes de Carvalho, membros do governo local e pelos magistrados do Ministério Público.

Na sequência, o PGR dirigiu-se ao posto fronteiriço do Luvo, onde foi informado sobre os projectos de modernização das infraestruturas de controle migratório.

Aquela autoridade máxima do Ministério Público constatou in loco as rotas clandestinas de contrabando de combustíveis, que têm causado enormes prejuízos ao Estado angolano.

No seguimento dos trabalhos, o PGR manteve um encontro com os magistrados e técnicos de justiça, delegados do Ministério do Interior, IGAE e SINSE, tendo ouvido e anotado as principais preocupações apresentadas pelos representantes destes órgãos.

No final destacou a importância da cooperação institucional com vista garantir a ordem e a legalidade na Província do Zaire, bem como a promoção e o desenvolvimento socio-económico da população.