PROCURADORA TITULAR DA HUILA TOMA POSSE

O Vice-presidente do Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público, Luís da Mota Liz, em representação do Presidente, Hélder Pitta Gróz, conferiu posse à nova titular da Procuradoria na Huila, Celma Moreira da Silva Lourenço, nomeada recentemente, na Sessão Plenária do CSMMP, para exercer o cargo.
A cerimónia de tomada de posse teve lugar no gabinete do Vice PGR, no Palácio da Justiça, em Luanda, e contou com as presenças do Vice PGR para esfera militar, Filomeno Octávio e dos Procuradores-Gerais Adjuntos da República, Luciano Cachaca, Margarida Gonçalves, Pulquéria Van-Dúnem, Pedro Mendes de Carvalho, Domingos Joaquim e outros membros do CSMMP.
O acto de empossamento começou com o juramento solene da Procuradora da República, Celma Lourenço e, posteriormente, o secretário executivo do Conselho superior da Magistratura do Ministério Público, Adalberto Luacuti, procedeu a leitura do termo de posse.
Com o empossamento da Procuradora, Celma Lourenço, eleva-se o número de mulheres que, actualmente, assumem este cargo ao nível da Procuradoria-Geral da República, respectivamente, nas Províncias de Luanda, Lunda-Sul, Malanje, Bengo, Cuanza Norte e Huila.
É de realçar que a Procudorias nas províncias do Moxico, Cuanza-Norte e Luanda, já tinham sido dirigidas por mulheres.
A nova Procuradora titular, Celma Lourenço, agradeceu a oportunidade e confiança em si depositadas pela PGR e traduziu em duas palavras, aquilo que considera essencial para o seu mandato, força e saúde.
O Vice-presidente, Luís da Mota Liz, considerou não ser uma escolha do acaso a nomeação de Celma Lourenço para exercer o cargo de Procuradora titular da Huila, sendo o resultado de um conjunto de actos combinados, em função do seu trabalho, dedicação, inteligência e entrega, fizeram com que o colectivo reconhecesse em si capacidade de liderança, sendo, por isso, confiada a conduzir a direcção de uma província importantíssima, quanto a da Huila, com grande valor económico e com uma densidade populacional considerável.
O Vice-presidente, Luís da Mota Liz, disse ter esperanças que, desta vez, a escolha foi acertada com a nomeação da Procuradora Celma, e quero crer que a nova titular tenha capacidade de motivar com as relações humanas, que os interesses da instituição estejam acima de qualquer interesse pessoal e o primado da lei.
Ao terminar, o dirigente do acto felicitou a nova titular em nome da Direcçao Geral da Procuradoria-Geral da República.