CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO MINISTÉRIO PÚBLICO ELEGE TRÊS CANDIDATOS.

Autorizada
Publicado em: 28 de April, 2023
Atualizado em: 13 de July, 2023
CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO MINISTÉRIO PÚBLICO ELEGE TRÊS CANDIDATOS.

Um total de dez Pré-candidatos concorreram para os cargos de Procurador-Geral e Vice-Procurador-Geral da República nas eleições convocada e realizada pelo conselho superior da magistratura do Ministério Público no dia 24 de abril do ano de 2023, na sala de reuniões do Palácio da justiça em Luanda.
Inocência Pinto, Hélder Pitta Gróz e Mota Liz, foram no final os três concorrentes mais votados sendo que Inocência Pinto com 11 votos, Hélder Pitta Gróz com 10 e igualmente com 10 votos teve Mouta Liz. 
A eleição mais disputada desde a criação da PGR, aconteceu na sequência de uma resolução nº2/23 de 19 de abril, que aprova o regulamento eleitoral para provimento dos cargos de Procurador-Geral e de Vice-Procurador-Geral da república, o calendário do processo eleitoral, e o boletim de voto.
O presidente da comissão eleitoral Arcanjo Custódio, disse na ocasião que os três nomes mais votados são os verdadeiros candidatos aos cargos de Procurador-Geral e de Vice-Procurador-Geral da República. Os 10 que se apresentaram para a eleição que depois acabaram por ser nove porque um desistiu, eram na verdade pré-candidatos. 
“Os três nomes mais votados foram a Dra. Inocência Pinto que teve11 votos o Dr. Hélder Pitta Gróz que teve 10 votos e o Dr. Luís Pedro da Assunção da Mota Liz teve 10 votos também. Ouve empate de dois, mas como a lista a ser levada ao Presidente da República tem conter três nomes dos mais votados, então são esses nomes que vão a mesa do Presidente da República. Destes três nomes, o Presidente da República escolherá de forma discricionária apenas dois nomes um para Procurador-Geral e outro para Vice-Procurador-Geral da Republica”, disse.
PRESIDENTE DA REPUBLICA NOMEA PROCURADOR GERAL E VICE PROCURADORA GERAL DA REPUBLICA
Hélder Pitta Gróz e Inocência Pinto foram nomeados aos cargos de Procurador-Geral e de Vice Procuradora Geral da República pelo Presidente da República Manuel Goncalves Lourenço no dia 25 de Abril do corrente ano nos termos das disposições combinadas do nº 4 do artigo 189 da constituição da Republica de angola e do nº 1 do artigo 135 da Lei nº 22/ 12 de 14 de Agosto, Lei orgânica da Procuradoria-Geral da Republica, e do Ministério Público. 
Exercendo o cargo de Procurador-Geral desde o ano de 2017, Hélder Pitta Gróz foi reconduzido para estar a frente do órgão fiscalizador da legalidade para os próximos cinco anos coadjuvado pela Inocência Pinto, a primeira mulher que ocupa o cargo de Vice-Procurador-Geral da República de Angola.